terça-feira, 23 de junho de 2026

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. “E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele”, brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. “Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela”, afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. “Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus”, lembra.

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

“Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar”, conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

“Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair”, diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que “ninguém fica para semente”. Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

“Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção”, destaca a filha.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do
Diário de Pernambuco

ANÚNCIO

Visite o Instagram da Foguete.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Homem invade residência, furta motocicleta e acaba reconhecido por tatuagens em Santa Cruz do Capibaribe

Suspeito teria pulado o muro do imóvel e levado uma Honda Bros; polícia já identificou o indivíduo e segue em busca de sua localização.

Uma motocicleta Honda Bros foi furtada na manhã do domingo (21), no bairro Flórida, em Santa Cruz do Capibaribe. A ação criminosa foi registrada por câmeras de monitoramento instaladas na residência.

As imagens mostram o momento em que o suspeito invade o imóvel após pular o muro. Em seguida, ele consegue retirar a motocicleta e deixa o local pela porta da frente.

De acordo com informações apuradas, as tatuagens visíveis no corpo do indivíduo auxiliaram na sua identificação. Segundo a polícia, o suspeito já é conhecido das autoridades e teria se envolvido recentemente em uma ocorrência de tentativa de homicídio no loteamento Cruzeiro, onde uma pessoa foi esfaqueada.
                  

Apesar da identificação, o homem ainda não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil, que trabalha para recuperar a motocicleta e efetuar a prisão do suspeito.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do
Blog Bruno Muniz
 

Seleção Brasileira tem três pendurados e liga alerta para jogo contra a Escócia

Cassemiro, Ibañez e Douglas Costa - Foto: Divulgação

A Seleção Brasileira entra em campo nesta quarta-feira (24) para o decisivo confronto contra a Escócia com atenção especial à questão disciplinar. Três jogadores estão pendurados e podem virar desfalques na estreia do mata-mata da Copa do Mundo caso recebam cartão amarelo durante a partida.

O volante Casemiro, o zagueiro Ibañez e o lateral Douglas Santos receberam cartão amarelo nas duas primeiras partidas do Brasil no torneio. Por conta disso, serão suspensos automaticamente se forem novamente amarelados no confronto que definirá a posição final da equipe na chave.

Além da busca pela classificação e por uma melhor posição no Grupo C, o técnico Carlo Ancelotti também terá de administrar a situação dos atletas para evitar perdas importantes na sequência da Copa do Mundo.

A situação dos jogadores pendurados também abre a possibilidade de mudanças na escalação da Seleção Brasileira. O volante Casemiro e o lateral-esquerdo Douglas Santos, ambos titulares, podem ser poupados diante da Escócia para evitar o risco de suspensão no início do mata-mata. Caso isso aconteça, Fabinho e Alex Sandro aparecem como os principais candidatos a assumir as vagas na equipe comandada por Carlo Ancelotti.

O regulamento da competição prevê a suspensão automática após o acúmulo de dois cartões amarelos. Embora a contagem seja zerada para as oitavas de final, a punição é mantida para quem atingir o limite na terceira rodada da fase de grupos. Ou seja: se Casemiro, Ibañez ou Douglas Santos forem advertidos contra a Escócia, estarão fora da estreia do Brasil na fase eliminatória.

O Brasil chega para a rodada decisiva após empatar na estreia com Marrocos (1 a 1) e vencer o Haiti (3 a 0) no segundo jogo. Atual líder do grupo, a equipe comandada por Carlo Ancelotti precisa de apenas um empate simples para garantir o passaporte carimbado e a liderança da chave para a próxima fase.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do Diário de Pernambuco

ANÚNCIO

 

Instagram da Vereadora.

Mulher e filha de 13 anos são mortas dentro de casa em Timbaúba, na Mata Norte

Foto: Divulgação

Uma mulher de 30 anos e sua filha, de 13, foram encontradas mortas dentro de uma casa no centro de Timbaúba, município da Zona da Mata Norte pernambucana. As duas apresentavam ferimentos causados por arma de fogo.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil neste sábado (20). Segundo a corporação, o caso está sendo tratado como duplo homicídio consumado e ficou sob responsabilidade da Delegacia Seccional de Goiana.

Após serem acionados, policiais deram início aos procedimentos investigativos para reunir informações sobre as circunstâncias do crime. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre possíveis suspeitos ou sobre o que teria motivado os assassinatos.

Em nota, a Polícia Civil informou que as diligências continuam em andamento e que trabalha para esclarecer o caso.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do Diário de Pernambuco

Aos 46 anos, Ronaldinho retorna ao futebol para jogar na 3ª divisão italiana

Foto: JEWEL SAMAD / AFP


Aos 46 anos, Ronaldinho Gaúcho voltará ao futebol para jogar pelo Ravenna, da terceira divisão italiana, informou à AFP neste sábado (20) uma fonte próxima ao craque, confirmando informações do jornal La Gazzetta dello Sport.

O principal jornal esportivo da Itália publicou que Ronaldinho, que está atualmente nos Estados Unidos para acompanhar a Copa do Mundo de 2026, será apresentado oficialmente como jogador do Ravenna durante um evento em Miami no dia 23 de junho.

Em declarações ao La Gazzetta, o vencedor da Bola de Ouro de 2005 afirmou estar "ansioso para voltar a dançar com a bola e escrever um novo capítulo na história com Ignazio Cipriani [proprietário ítalo-americano do Ravenna] e toda sua família".

"O futebol sempre foi uma fonte de alegria para mim e quero trazer esse mesmo espírito para o Ravenna", acrescentou R10.

Campeão do mundo pela Seleção em 2002, Ronaldinho disputou seu último jogo oficial em setembro de 2015, com a camisa do Fluminense.

Questionado pela imprensa italiana neste sábado, o vice-presidente do Ravenna, Ariedo Braida, frustrou as esperanças daqueles que esperavam ver Ronaldinho jogar toda a temporada da Serie C e sugeriu que a contratação foi uma jogada de marketing.

"Ele é um jogador mágico e terá seu contrato; é uma grande conquista para nós. Vai jogar aos 46 anos? Depende, mas digamos que ele terá seu contrato", disse o dirigente à agência LaPresse.

"Ele vai jogar? Isso ainda vamos ver, não podemos descartar a possibilidade. Um campeão como ele está em uma categoria superior e não tem idade", acrescentou Braida em declarações divulgadas pela agência Ansa.

O Ravenna tem como principal objetivo na próxima temporada retornar à Serie B italiana, que não disputa desde 2008.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do Diário de Pernambuco

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. (Foto: Maurício Ferr...