quarta-feira, 24 de junho de 2026

Mulher é assassinada dentro de casa em Caruaru/PE

Foto: Divulgação

Uma mulher foi assassinada dentro de sua residência na tarde desta terça-feira (23), no bairro Santa Rosa, no município de Caruaru, Agreste de Pernambuco.

A vítima, identificada como Jéssica Taynara Silva Lira, de 26 anos, foi atingida por diversos disparos de arma de fogo e morreu no local antes de receber atendimento médico.

De acordo com informações da polícia, Jéssica possuía antecedentes criminais, tinha envolvimento com o tráfico de drogas, já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio e estava sendo monitorada por meio de tornozeleira eletrônica.

Após a realização dos procedimentos periciais, o corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Até o momento, a autoria e a motivação do crime permanecem desconhecidas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do Portal Agreste Violento

terça-feira, 23 de junho de 2026

Jovem é morto a tiros na zona rural de Taquaritinga do Norte

A vítima morreu logo após dar entrada no hospital.

Um homicídio ocorreu no início da manhã desta terça-feira (23), no Sítio Placas, na zona rural de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi identificada, até o momento, apenas como Vital. Segundo as informações iniciais, o jovem foi atingido por disparos de arma de fogo e chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Severino Pereira da Silva.

Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos e morreu pouco após dar entrada na unidade de saúde.

A idade da vítima não foi informada pelas autoridades.

Até o momento, a autoria do crime, a motivação e o tipo de arma utilizada permanecem desconhecidos.

A Polícia Civil instaurou inquérito e ficará responsável pelas investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio e identificar os responsáveis pelo crime.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do
Blog Estação Notícias

ANÚNCIO

 

Visite o Instagram do Agenda Fest.

Evento internacional realizado no Nordeste debate o aprimoramento das ouvidorias como instrumento de defesa da população

Petrônio Tavares - Foto: Divulgação Instituto Brasileiro Pró-Cidadania

Imagine um canal direto onde o cidadão pode não apenas registrar uma reclamação, mas exigir a garantia de seus direitos, denunciar irregularidades e forçar a melhoria de serviços públicos e privados. Essa é a verdadeira missão de uma Ouvidoria.

No entanto, para que essa estrutura deixe de ser apenas um setor de atendimento e atue como o principal escudo de defesa dos interesses da população, ela exige independência e aprimoramento constante.

É com o objetivo de fortalecer e modernizar essa rede de proteção à sociedade que o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania realizará nos dias 26, 27 e 28 de agosto deste ano, o 18º Seminário Nacional "Ouvidores & Ouvidorias" e o 8º Seminário Internacional “Ouvidores, Defensorías del Pueblo & Ombudsman”.

Com o tema “Um encontro de todas as vozes”, evento acontecerá em Maceió (AL), no Hotel Ritz Lagoa da Anta reunindo especialistas, defensores públicos, gestores e ouvidores de diversas partes do Brasil e da América Latina. A pauta central focará em como tornar esses canais mais acessíveis à população leiga, transparentes e eficientes na resolução de conflitos.

Para o público em geral, entender o papel da ouvidoria é um passo fundamental para o exercício da cidadania. Diferente de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que segue roteiros para resolver problemas rotineiros, a ouvidoria é a representante do povo dentro da organização. É a instância capaz de enfrentar a burocracia, investigar falhas estruturais em prefeituras, hospitais, bancos ou concessionárias, e transformar uma insatisfação individual em uma mudança definitiva para todos.

Petrônio Tavares, presidente do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, reforça que a evolução desses canais é uma necessidade urgente para o país.

"As ouvidorias são o verdadeiro termômetro da nossa sociedade e a principal ferramenta de proteção para quem busca respeito e eficiência. Quando escolhemos o tema 'Um encontro de todas as vozes', nosso objetivo é mostrar que não existe governança, serviço público de qualidade ou um mercado justo se a população não for escutada de forma ativa. Este seminário é um fórum no qual buscamos apontar alternativas para aperfeiçoarmos esses canais, garantindo que eles tenham autonomia e poder real para defender o cidadão", afirma Tavares.

Entre os palestrantes estarão Cristovam Buarque, ex-Ministro da Educação do Brasil, ex-Governador do Distrito Federal; Amelia Lópes, Presidente do ILO - Instituto Latinoamericano del Ombudsman/Defensorías del Pueblo; David Bondia, Presidente da AGOL - Alianza Global del Ombudsperson Local; Diego de Oliveira, Diretor-Geral da Escola Nacional da Defensoria Pública da União.

Os interessados em participar dos debates, capacitações e trocas de experiências já podem garantir suas vagas. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site oficial da instituição: www.procidadania.org.br (https://www.procidadania.org.br).

Sobre o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania

Sediado no Recife (PE), o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania atua há mais de três décadas com o compromisso de promover a inclusão, o desenvolvimento e o engajamento cívico. Por meio de projetos de qualificação, campanhas de solidariedade e grandes seminários, a ONG estimula a harmonia das relações sociais e a defesa dos direitos fundamentais da sociedade.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações de Mauro Gomes
 

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. “E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele”, brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. “Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela”, afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. “Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus”, lembra.

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

“Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar”, conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

“Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair”, diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que “ninguém fica para semente”. Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

“Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção”, destaca a filha.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do
Diário de Pernambuco

ANÚNCIO

Visite o Instagram da Foguete.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Homem invade residência, furta motocicleta e acaba reconhecido por tatuagens em Santa Cruz do Capibaribe

Suspeito teria pulado o muro do imóvel e levado uma Honda Bros; polícia já identificou o indivíduo e segue em busca de sua localização.

Uma motocicleta Honda Bros foi furtada na manhã do domingo (21), no bairro Flórida, em Santa Cruz do Capibaribe. A ação criminosa foi registrada por câmeras de monitoramento instaladas na residência.

As imagens mostram o momento em que o suspeito invade o imóvel após pular o muro. Em seguida, ele consegue retirar a motocicleta e deixa o local pela porta da frente.

De acordo com informações apuradas, as tatuagens visíveis no corpo do indivíduo auxiliaram na sua identificação. Segundo a polícia, o suspeito já é conhecido das autoridades e teria se envolvido recentemente em uma ocorrência de tentativa de homicídio no loteamento Cruzeiro, onde uma pessoa foi esfaqueada.
                  

Apesar da identificação, o homem ainda não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil, que trabalha para recuperar a motocicleta e efetuar a prisão do suspeito.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do
Blog Bruno Muniz
 

Mulher é assassinada dentro de casa em Caruaru/PE

Foto: Divulgação Uma mulher foi assassinada dentro de sua residência na tarde desta terça-feira (23), no bairro Santa Rosa, no município de ...