Foto: Diocese de Nazaré
O Povoado Angélicas vivenciou um momento de muita alegria na noite da última terça-feira, 7 de outubro de 2025, com a ereção canônica da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no dia a ela dedicado. A celebração eucarística, às 19h, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, na igreja matriz. Na ocasião, o padre Eduardo José tomou posse como primeiro pároco.
Participaram da missa de criação da paróquia de Angélicas alguns presbíteros do clero diocesano, seminarista, consagrados(as), MESCs, coroinhas, bem como representantes das comunidades, movimentos e pastorais que compõem a referida comunidade paroquial. “É com imensa alegria que celebramos este dia solene de Nossa Senhora do Rosário, a excelsa padroeira de Angélicas, deste povoado, desta nova paróquia”, disse o prelado.
Estiveram presentes, também, algumas autoridades constituídas, dentre elas: o prefeito de Vicência, Éder Oliveira, e alguns vereadores do referido município, entre os quais Fábio Dias (presidente da câmara); a secretária de cultura, Cilene Melo, e a secretária de eventos, Marília Alexandrina; os senhores Alexandre Pontes e Armando Pontes (donos da Usina Laranjeiras); além da prefeita de Casinhas, Juliana Chaparral, e do vice-prefeito de Vicência, Lúcio Silva.
Na ocasião, o padre Francisco Valdemar, coordenador da Região Pastoral Nazaré, realizou a leitura do decreto de criação e da provisão do primeiro pároco. Após a leitura, o padre Eduardo José recebeu, das mãos do bispo diocesano, a provisão de primeiro pároco da nova paróquia.

Em sua homilia, Dom Lucena declarou que o dia tão esperado chegou e falou sobre a razão de ser de uma comunidade paroquial:
“É um momento de alegria e de realização do desejo de muitos aqui deste povoado. Chegou o dia tão esperado para celebrarmos a instalação desta nova paróquia. A paróquia pode assumir formas diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missionária do padre e da própria comunidade. A paróquia é a Igreja que está onde as pessoas se encontram, é a casa-comunidade onde as pessoas realizam toda a sua vida cristã. A criação [desta paróquia] e a festa de Nossa Senhora do Rosário estão inseridas neste Ano Jubilar da Esperança – “a esperança que não decepciona” (Rm 5,5) –, neste mês especial para a Igreja, o mês de outubro, mês do rosário e das missões”.
Após a homilia, o sacerdote recém-empossado realizou sua profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, em que prometeu “conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica” e desempenhar, com diligência e fidelidade, “os ofícios pelos quais estou [está] ligado em função da Igreja”.
Ao final da santa missa, padre Eduardo manifestou seus agradecimentos e expressou o seu desejo: “Meus filhos, minha família, quero amar-vos com todo o coração e me dedicar até o último dia que a Igreja me confiar nesta comunidade. […] Nossa paróquia está bonita ou não está? Foram vocês que fizeram esta beleza com a partilha e as orações. Parabéns a todos!”, disse.


PARÓQUIA N. SRA. DO ROSÁRIO, POVOADO ANGÉLICAS, VICÊNCIA-PE
Desmembrada totalmente da Paróquia de Sant’Ana, da cidade de Vicência-PE, a Paróquia N. Sra. do Rosário tem os seguintes limites territoriais: ao NORTE, com a PE-074; ao SUL, com os limites civis do município de Buenos Aires (seguindo a Estrada de Maltês – Mulatas – até a PE-080, Povoado Borracha); a LESTE, com a PE-059 (Vicência-Buenos Aires); e a OESTE, com a PE-080 (Povoado Borracha), na Região de Desenvolvimento: Mata Norte.
A referida paróquia, cuja sede está situada à Praça Nossa Senhora do Rosário, s/n, Povoado Angélicas, 55850-000, Vicência-PE, compreende as seguintes capelas e comunidades: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Povoado Angélicas), Capela Mãe e Rainha (Angélicas), Capela Nossa Senhora de Fátima (Angélicas – Turiassu), Capela Sagrada Família (Angélicas – Ribeiro de Pedra); Capela São Joaquim (Angélicas – Usina Laranjeiras), Comunidade Boa Esperança (Angélicas), Comunidade São Benedito (Angélicas – Chã do Fogo), Comunidade São José (Rua das Pedrinhas).
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações da Diocese de Nazaré
Nenhum comentário:
Postar um comentário