terça-feira, 7 de outubro de 2025

TCE determina retomada de convocações de aprovados em concurso da Secretaria da Educação de 2022

Foto: Divulgação

Em sessão realizada nesta segunda-feira (6), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) aplicou multas ao secretário de Educação, Gilson Monteiro, e ao ex-secretário Alexandre Schneider pelo não cumprimento da nomeação de 531 professores aprovados no concurso da Secretaria da Educação do Estado, realizado em 2022.

O TCE retomou a análise do certame - que já havia vencido -, destacando que a determinação para as nomeações havia sido expedida em dezembro de 2024, quando ainda estava dentro do prazo de validade do concurso.

A nova determinação pede que a convocatória seja baseada na anterior, feita expedida no ano passado. A partir disso, o Governo de Pernambuco terá até 60 dias para realizar a convocação.

Na época do concurso, mais de 1.700 professores foram aprovados, mas o certame foi encerrado pouco tempo depois.

Na sequência, o governo abriu uma seleção simplificada com 1000 vagas para as mesmas funções, o que gerou questionamentos sobre o cumprimento das convocações previstas, já que o Cadastro Reserva não havia sido zerado. A Procuradoria Geral do Estado não compareceu à sessão, deixando o Governo sem defesa no Tribunal.

Tanto o atual secretário quanto o ex-gestor foram multados em R$ 5.475,00, valor previsto no artigo 73 da Lei Estadual nº 12.600.

A decisão também estabelece a convocação de 458 docentes para substituir candidatos que desistiram e mais 73 referentes ao total original que ainda não foram chamados.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do JC Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Funcionário morre após sofrer descarga elétrica durante manutenção no Metrô do Recife

Um funcionário da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços de man...