sábado, 1 de novembro de 2025

Cientistas descobrem novo coronavírus em morcegos brasileiros com traço similar ao da Covid

 

Foto: Divulgação

Uma equipe de cientistas brasileiros e estrangeiros identificou um novo tipo de coronavírus em morcegos do Brasil com uma característica em sua proteína spike similar à encontrada no Sars-CoV-2, o vírus causador da Covid-19. Esse atributo é um dos que permitem ao SARS-CoV-2 infectar de forma eficiente as células humanas.

A descoberta, no entanto, ainda é preliminar e não confirma que esse novo coronavírus seja capaz de contaminar humanos nem de provocar epidemias.

O achado foi detalhado em um artigo científico publicado na segunda-feira (27) na forma de pre-print na plataforma bioRxiv, ou seja, ainda não foi revisado por outros cientistas. No entanto, ele levanta o alerta para a circulação de novos patógenos potencialmente capazes de causar surtos.

A pesquisa também joga um holofote na importância de monitoramento genético mais amplo de vírus na América do Sul – até agora, os coronavírus associados a surtos de importância para a saúde pública tinham sido identificados principalmente na Ásia.

O estudo, liderado por cientistas de instituições do Japão, Brasil e outros países, analisou amostras de tecido intestinal de diferentes espécies de morcegos encontrados em áreas rurais e de floresta do Maranhão e de São Paulo.

Ao sequenciar o material genético, os cientistas encontraram, em um morcego da espécie Pteronotus parnellii do município de Riachão (MA), um genoma viral com grande semelhança com coronavírus como o SARS-CoV-2, o da Covid-19, e o MERS-CoV, causador de um surto de uma síndrome respiratória no Oriente Médio em 2012.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco 
Com informações Leia Já



Homem é flagrado com pedaço de madeira danificando viatura da Guarda Municipal no Agreste de Pernambuco

Foto: Blog Estação Notícias

Um vídeo e chocou os moradores de Iati, no Agreste de Pernambuco. Um homem, ainda não identificado e claramente dominado por uma fúria, foi flagrado desferindo uma série de golpes contra uma viatura da Guarda Municipal.

As imagens, gravadas por testemunhas, mostram o indivíduo avançando em direção ao veículo oficial, estacionado, e com um pedaço de madeira. Sem qualquer hesitação, ele ataca o carro com força total, amassando a lataria e estilhaçando partes da estrutura.

Enquanto a destruição se desenrolava, o homem proferiu ameaças direcionadas aos guardas municipais que estavam no local, desafiando-os para um confronto.

A rápida circulação do registro visual nas redes sociais foi crucial para acionar as autoridades competentes. A Polícia Civil de Iati já foi informada sobre o ocorrido e deu início aos procedimentos para investigar o caso.

Segundo apurações, os policiais civis devem instaurar um inquérito para, finalmente, identificar o autor do ataque e desvendar todas as circunstâncias que levaram a esse ato de destruição. A expectativa é que o homem seja localizado e responsabilizado pelos danos ao patrimônio público e pelas ameaças proferidas.

O caso segue sob investigação, enquanto a comunidade aguarda respostas sobre o desfecho desse ataque que colocou em xeque a segurança e a ordem pública na cidade.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco 
Com informações do Blog Estação Notícias
 

Comerciante é executado a tiros dentro do próprio mercadinho na divisa entre Caruaru e São Caetano no Agreste de Pernambuco

Câmeras registraram toda a ação e polícia busca identificar o autor dos disparos.

O comerciante Edson Rodrigues de Lima, de 49 anos, conhecido como “Mestre”, foi executado a tiros dentro do próprio mercadinho na Vila Peladas, na divisa entre Caruaru e São Caetano, na manhã desta sexta-feira (31).

 

A vítima havia acabado de abrir o supermercado quando dois homens chegaram em um veículo Fiat Uno vermelho. O motorista permaneceu no carro enquanto o passageiro desceu, caminhou até o balcão e disparou seis vezes contra Edson, sendo quatro tiros na cabeça.

 
Após a execução, o criminoso retornou ao carro e fugiu com o comparsa em alta velocidade. Um dos filhos da vítima ainda tentou perseguir o veículo em uma motocicleta, mas o assassino atirou em sua direção. O jovem caiu da moto, mas não foi atingido pelos disparos.

Equipes da Polícia Civil e do Instituto de Criminalística estiveram no local. O delegado Fabrício Lima, chefe da Delegacia de São Caetano, destacou que as imagens das câmeras de segurança são nítidas e podem ser cruciais para a identificação do assassino. Ele reforçou a importância das denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo Disque-Denúncia Agreste (81) 9 8256-4545 ou 3719-4545.

 
 
O corpo de Edson Rodrigues foi periciado no local e encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. A motivação do crime ainda está sendo investigada pela Polícia Civil, que não descarta nenhuma hipótese.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco 
Com informações do Blog Estação Notícias

ANÚNCIO

 

Secretaria Paroquial:

 Whatsapp Secretaria

Racha à vista em Frei Miguelinho/PE? Ex-prefeito Gilmar Assunção declara apoio a João Campos e sinaliza rompimento com a atual gestão

Foto: Divulgação

O clima político em Frei Miguelinho/PE ficou agitado após o ex-prefeito Gilmar Assunção anunciar apoio à pré-candidatura de João Campos (PSB) ao Governo de Pernambuco. A decisão repercutiu fortemente nos bastidores e já é vista como um possível rompimento com a atual gestão municipal.

O gesto gerou surpresa, especialmente porque o prefeito de Frei Miguelinho Lindonaldo da Farinha declarou apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD), destacando o reconhecimento às ações e investimentos que o Governo do Estado vem realizando no município. Segundo a gestão, Frei Miguelinho voltou a ser lembrada pelo Palácio do Campo das Princesas após anos de esquecimento por parte de governos anteriores.

A escolha de Gilmar Assunção, portanto, acendeu o sinal de alerta dentro do grupo governista e reabriu conversas sobre possíveis divisões políticas. Com essa decisão, deixa no ar uma dúvida: o apoio a João Campos é apenas uma escolha individual ou o primeiro passo de uma nova composição política local?

Enquanto isso, aliados do atual prefeito reforçam que o compromisso com Raquel Lyra, lembrando que o governo estadual tem sido parceiro ativo em obras e programas que vêm transformando a realidade de Frei Miguelinho/PE.

O fato é que o movimento de Gilmar mexe com o tabuleiro político da cidade e coloca mais um ingrediente nas articulações que prometem movimentar os bastidores até 2026.

A pergunta que fica é:
Será que esse apoio de Gilmar Assunção a João Campos marca apenas uma divergência momentânea ou o início de um rompimento definitivo com o grupo da atual gestão?
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco  
 

Adolescente com farda da rede estadual é morto a tiros ao descer de ônibus e passageira fica ferida

Adolescente é morto a tiros voltando da escola no Brejo da Guabiraraba, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/Instagram
 
Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros quando desceu de um ônibus no bairro do Brejo da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. Ele voltava da escola e vestia uma farda da rede estadual de ensino no momento em que foi alvejado. O jovem morreu no local e uma mulher foi ferida pelos disparos.

O crime ocorreu por volta das 17h30 da quinta-feira (30), na Avenida Vereador Otacílio de Azevedo. Segundo a Polícia Militar, a mulher ferida foi atingida de raspão. Ela foi socorrida e já recebeu alta médica. A corporação atuou isolando a área para preservar o trabalho dos peritos.

O rapaz foi identificado por moradores como Weslley Samuel de Melo Barros. A mulher ferida não foi identificada. Ela seria uma passageira que estava dentro do ônibus do qual o jovem desceu. O local onde ele foi morto fica ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Boa Vista e de uma igreja Assembleia de Deus.

O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação para saber em qual escola o rapaz estudava, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. A Polícia Civil, por meio da Força Tarefa de Homicídios na Capital, investiga o caso como lesão corporal e homicídio. Em nota, afirmou que "um inquérito policial foi instaurado para apurar as circunstâncias do crime".

O corpo de Weslley foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações da G1 Pernambuco

ANÚNCIO

 

Visite o Instagram do Escritório.

Professor é condenado por estuprar mulher enquanto ela dormia; ele também é acusado de abusar criança durante aulas

Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Ilha de Joana Bezerra, região central do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Um professor de educação física e de artes foi condenado a nove anos de reclusão por estupro de vulnerável, no Recife. A vítima foi uma mulher que estava dormindo e foi acordada ao ser abusada pelo criminoso. O caso aconteceu em 2012, no Recife, mas só agora, mais de 13 anos depois, a sentença foi proferida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O acusado é Francisco Nery Alves da Silva Neto, que também responde por outro caso de estupro de vulnerável. Nessa ocorrência, a vítima foi uma criança de 8 anos, que contou ter sido abusada durante aulas ministradas por ele em janeiro de 2024.

Quando o caso de estupro da criança veio à tona, Francisco Nery chegou a ser preso, mas obteve o direito de responder em liberdade.

O crime pelo qual ele foi condenado ocorreu em agosto de 2012, na residência do acusado. A sentença foi proferida pelo juiz Ivan Alves de Barros, da 8ª Vara Criminal da Capital.

Consta no processo que Francisco Nery convidou a vítima e alguns amigos para casa após se encontrarem em um bar. Por já ser madrugada, ele convidou o grupo a dormir no local.

A vítima foi a primeira a dormir e se acomodou na parte de baixo de uma bicama. Enquanto a mulher dormia, ele se deitou atrás dela.

"Enquanto ela dormia, encostou nela com o pênis ereto e introduziu a mão em seu seio, por dentro de sua blusa. A vítima despertou assustada com o ato, rechaçou a conduta do acusado e, ato contínuo, acordou seus amigos para que deixassem o local", diz a sentença.

No processo, a vítima contou que "não houve qualquer consentimento ou sinalização de interesse de sua parte que justificasse tal conduta" e que se sentiu invadida e assustada. Um dos amigos que estavam na casa confirmou que foi acordado pela vítima, "que se encontrava 'transtornada' e 'agoniada', desejando ir embora imediatamente".

Esse amigo disse, ainda, que logo ao saírem da casa do acusado, a mulher contou sobre o abuso sofrido enquanto dormia.

Além disso, o juiz considerou como prova e confissão de autoria mensagens enviadas por Francisco Nery à vítima, "nas quais pede desculpas por ter seguido seu 'instinto de animal'".

O réu foi condenado a nove anos de reclusão em regime fechado, e a pagar R$ 10 mil em danos morais causados à vítima. Ele pode recorrer da decisão em liberdade, já que, segundo o juiz, "respondeu ao processo solto e não se vislumbram, no presente momento, os requisitos para a decretação da prisão preventiva".

O g1 entrou em contato com a Defensoria Pública para saber se o réu vai recorrer da decisão, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações da G1 Pernambuco

Adolescente tenta esfaquear colega durante aula em escola estadual no interior de Pernambuco

Foto: Reprodução/WhatsApp

Um estudante de 16 anos denunciou que um colega de sala tentou esfaqueá-lo dentro da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) José de Lima Júnior, no bairro de São José, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A vítima contou ao g1 que a agressão aconteceu durante uma aula de linguagem artística. Ainda segundo o adolescente, o colega sempre foi "calmo" e nunca demonstrou nenhum comportamento agressivo antes de atacá-lo.

O caso aconteceu na tarde da sexta-feira (31), por volta das 16h. Os nomes dos envolvidos não serão divulgados em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Eu estava com meus amigos, aí a gente estava brincando, resenhando, eu e meus amigos. 'Do nada', o agressor surtou e veio para cima de mim com uma faca, tentando me matar. Sorte que meus amigos separaram, seguraram ele", contou.

O g1 procurou a Secretaria de Educação de Pernambuco para saber quais foram as medidas tomadas em relação ao caso, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Segundo a vítima, ele e o outro adolescente nunca haviam tido desentendimentos. A facada foi desferida na direção do peito, mas atingiu o dedo da mão esquerda, fazendo o sangue respingar na farda do estudante. De acordo com a família, o menino passa bem e não precisou ser levado para uma emergência.

"Ele deu uma facada no meu peito, mas só não furou porque a faca não tinha ponta e cortou meu dedo. (...) E foi totalmente 'do nada'. A gente era colega, nunca tive nenhuma briga, nada. Ele só surtou e veio para cima de mim", contou.

Após o ocorrido, o estudante ferido e os colegas que ajudaram a contê-lo foram levados pela direção da escola para uma sala separada do agressor. No local, foram chamados os responsáveis pelos alunos.

"Eu e meu amigo fomos ao banheiro para a gente se lavar. Depois, nos levaram para a direção e a gente ficou lá esperando. (...) Eles entenderam a minha parte e a do meu amigo também, que a gente foi vítima disso e levaram o agressor para outra sala. Cuidaram do ferimento, deram água e entraram em contato com os pais", disse.

O pai do adolescente agredido disse que foi chamado pela escola e que, ao tomar conhecimento do caso, acionou a Polícia Militar, que encaminhou os dois para a Delegacia de Carpina/PE. De acordo com o boletim de ocorrência, o caso foi registrado como "vias de fato". O g1 procurou a Polícia Civil, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Escola Estadual José de Lima Júnior, em Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco — Foto: Reprodução/Google Street View

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações da Folha de Pernambuco

ANÚNCIO

 

Visite o Instagram da Loja.

William Bonner dá seu último “boa noite” no Jornal Nacional e se despede da bancada

Foto: Divulgação

Na noite desta sexta-feira (31), o Brasil ouviu pela última vez o eterno "boa noite" de William Bonner na bancada do Jornal Nacional. Após 29 anos, o jornalista se despediu dos cargos de âncora e editor-chefe do telejornal, em uma edição emocionante que já fica marcada na história do jornalismo brasileiro.

Bonner parte agora para novos desafios. Em fevereiro de 2026, ele estará no Globo Repórter, com Sandra Annenberg. César Tralli o substituirá como âncora do jornal, ao lado de Renata Vasconcelos, a partir da próxima segunda-feira (3/11).

No fechamento do jornal, Bonner enalteceu todos esses anos, e agradeceu aos companheiros por toda a parceria. Ele foi aplaudido de pé por toda a redação do JN ao dizer seu último "boa noite" como âncora do telejornal.

“Chegou o dia! Dois meses atrás, eu disse que ia sair do Jornal Nacional e estou indo para o Globo Repórter. Estou concluindo esse ciclo. Na época da pandemia, me queixei da falta de tempo do que queria fazer para uma vida mais suave”, disse Bonner.

"Eu sou um cara de muita sorte. Tive em minha companhia grandes profissionais, e tive também muito aprendizado ao longo desses 29 anos de bancada. Agora, pela última vez, boa noite e muito obrigado", afirmou, antes de ser ovacionado.

Colega de bancada de Bonner desde novembro de 2014, Renata Vasconcelos também aproveitou o momento para enaltecer a parceria com Bonner. "Gostaria de agradecer por esses 11 anos de parceria. Com você, aprendi o melhor da técnica, e vi o compromisso com a ética do trabalho e do jornalismo", afirmou.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações da Folha de Pernambuco

Cientistas descobrem novo coronavírus em morcegos brasileiros com traço similar ao da Covid

  Foto: Divulgação Uma equipe de cientistas brasileiros e estrangeiros identificou um novo tipo de coronavírus em morcegos do Brasil com uma...