quinta-feira, 6 de novembro de 2025

Ex-prefeitos de cidades são multados por descumprirem acordos com o TCE/PE

Adriana(Frei Miguelinho), Vilmar(Lagoa Grande), Haroldo(Verdejante), Ferdinando(Parnamirim) e Manoel Botafogo(Carpina)
 
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) aplicou multa a ex-prefeitos de Carpina, Parnamirim, Verdejante, Lagoa Grande e Frei Miguelinho por descumprirem parcialmente cinco Termos de Ajuste de Gestão (TAGs) assinados em 2023.

Conforme a Segunda Câmara do TCE-PE, os acordos previam melhorias no transporte escolar desses municípios.

Ainda segundo o tribunal, foram punidos os seguintes ex-prefeitos:

Carpina: Manoel Severino da Silva. Valor da multa: R$ 10.359

Parnamirim: Ferdinando Lima de Carvalho. Valor da multa: R$ 8. 127

Verdejante: Haroldo da Silva Tavares. Valor da multa: R$ 10.186

Lagoa Grande: Vilmar Cappellaro. Valor da multa: R$ 10.592

Frei Miguelinho: Adriana Alves Barbosa. Valor da multa: 10.283

Os ex-gestores ainda podem recorrer das decisões, informou o TCE-PE.

Além da aplicação de multa, por decisão da maioria dos conselheiros, a Segunda Câmara determinou aos atuais prefeitos a adoção de uma série de medidas previstas na Resolução TC nº 156/2021.

Ela regulamenta a contratação, o controle e a transparência dos serviços de transporte escolar, e que deverão ser atendidas num prazo de 90 dias:

Regulamentar o serviço de transporte escolar junto ao DETRAN-PE;

Implantar rastreamento veicular em toda a frota;

Adotar sistema eletrônico de gestão do transporte escolar;

Publicar informações em seção específica sobre o tema no portal da transparência;

Realizar vistorias semestrais dos veículos e garantir que os condutores estejam devidamente habilitados.

O TCE-PE informou que vai acompanhar o cumprimento das determinações nas próximas auditorias.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Funcionário morre após sofrer descarga elétrica durante manutenção no Metrô do Recife

Um funcionário da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços de man...