segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Energia mais cara de novo: bandeira vermelha nível 2 é mantida em Setembro

A Neoenergia Pernambuco alerta que o uso consciente da energia elétrica e a adoção de hábitos simples na rotina, podem contribuir com a redução do custo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que a bandeira tarifária vermelha, na segunda categoria, que representa a maior taxa adicional na fatura de energia, será mantida durante setembro.

Consequentemente, os brasileiros enfrentarão um aumento de R$ 7,87 a cada 100 kWh utilizados, impactando diretamente os orçamentos de lares e empresas. A medida é devido à crise hídrica que afeta os principais reservatórios do Brasil, o que leva à ativação das usinas termelétricas, que têm um custo de operação mais alto.

Dicas de economia

Diante dessa situação, a Neoenergia Pernambuco destaca a importância de a população prestar mais atenção no consumo de energia elétrica.

A empresa enfatiza que atitudes simples no cotidiano podem resultar em uma economia significativa na conta de luz e ajudar na conservação dos recursos naturais. Algumas das principais dicas incluem: desligar as luzes ao deixar os cômodos, trocar lâmpadas tradicionais por modelos LED, aproveitar ao máximo a iluminação natural, evitar abrir a geladeira com frequência, usar o chuveiro na opção “verão”, concentrar o uso de eletrodomésticos em horários específicos e desconectar os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo utilizados.

Na hora das compras, os consumidores são orientados pela Neoenergia a optar por eletrodomésticos com o selo Procel de eficiência energética, além de assegurar que equipamentos como ar-condicionado estejam sempre limpos e ajustados. Com essas ações, é possível diminuir consideravelmente o consumo e evitar surpresas desagradáveis na fatura.

Principais orientações

• Desligue as luzes ao deixar os locais.
• Opte por lâmpadas LED, que são mais eficientes e duradouras.
• Maximize a utilização da luz natural, abrindo janelas e cortinas durante o dia.
• Mantenha a geladeira fechada e verifique o estado da borracha de vedação.
• Evite colocar alimentos quentes no refrigerador, pois isso força o compressor a trabalhar mais.
• No chuveiro elétrico, escolha a opção “verão” sempre que viável, reduzindo o consumo.
• Agrupe o máximo possível de roupas para lavar e passar de uma vez, evitando desperdício de energia.
• Desconecte os dispositivos eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso, pois o estado de espera também utiliza energia.
• Mantenha sempre limpos os filtros e bobinas do ar-condicionado para aumentar a eficiência do equipamento.
• Ajuste o termostato do ar-condicionado para temperaturas mais adequadas, evitando o uso excessivo de energia.
• Coloque sensores de movimento em áreas pouco frequentadas, como corredores e espaços externos.
• Use o ferro de passar roupas somente quando realmente necessário e, se possível, passe várias roupas de uma só vez.
• Escolha eletrodomésticos que tenham o selo Procel de eficiência energética, que indicam um menor consumo de energia.
• Ative o modo de economia de energia em computadores e laptops.
• Realize manutenções regulares nas instalações elétricas para garantir a segurança e a eficiência no consumo de energia.
 
Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do Diário de Pernambuco
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Funcionário morre após sofrer descarga elétrica durante manutenção no Metrô do Recife

Um funcionário da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços de man...