quinta-feira, 21 de maio de 2026

Governo de Pernambuco lança plataforma digital para denúncias de violência contra a mulher

Sistema Mulher PE 197 permite solicitar medidas protetivas e agiliza atendimento às vítimas. Foto: Blog Estação Notícias

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), lançou oficialmente a plataforma digital Mulher PE 197, ferramenta criada para ampliar o acesso de mulheres vítimas de violência doméstica aos serviços de proteção e acolhimento no estado.

O sistema foi desenvolvido para receber denúncias e solicitações de medidas protetivas de urgência relacionadas aos crimes previstos na Lei Maria da Penha, oferecendo um canal direto e disponível de forma contínua para atendimento das vítimas.

Segundo a SDS, a iniciativa busca acelerar o tempo de resposta da rede de proteção e facilitar o contato das mulheres com os órgãos de segurança pública, especialmente durante os finais de semana, período em que ocorre a maior parte dos registros de violência doméstica em Pernambuco.

A apresentação da plataforma reuniu representantes das forças de segurança e órgãos de proteção de diversas cidades do Agreste pernambucano. Participaram integrantes das Guardas Civis Municipais e Coordenadorias da Mulher de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte e Jataúba.

O evento também contou com representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil, incluindo a delegada Érica Feitosa, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Caruaru.

Durante a apresentação técnica do sistema, o responsável pela instrução, Leandro Ferreira, reforçou os protocolos de atendimento para casos de descumprimento de medidas protetivas. Segundo ele, situações dessa natureza devem resultar na condução obrigatória dos envolvidos à delegacia de plantão, ficando a análise do flagrante sob responsabilidade da autoridade policial competente.

Da redação do Blog Raio do Agreste de Pernambuco
Com informações do Blog Estação Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Funcionário morre após sofrer descarga elétrica durante manutenção no Metrô do Recife

Um funcionário da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) morreu após sofrer uma descarga elétrica enquanto realizava serviços de man...